Meu médico indicou cirurgia. O que devo fazer?

17/10/2022 às 13:31:03 (há 1 ano)
Saúde

Após a investigação diagnóstica, você recebeu a notícia de que deve ser submetido à cirurgia. Neste momento, um turbilhão de pensamentos passa pela sua cabeça e você fica perdido, sem saber por onde começar. Por isso a presença de um acompanhante na consulta é de grande importância, pois é ele que está focado nas partes técnicas da cirurgia, é ele quem normalmente tem dúvidas e faz algumas observações.

O bom entendimento da cirurgia, os prós e contra do procedimento devem ser muito bem entendidos pelo paciente. Não deve haver qualquer dúvida nisso. Mas e então, o que devo fazer?

Absorva a notícia, converse com amigos e familiares, pesquise na internet sobre o assunto (fontes confiáveis), anote suas dúvidas e depois pergunte tudo ao seu médico. Ele é quem deve esclarecer todas as suas angústias, medos e incertezas. Você tem que ter confiança no seu médico, deve haver uma ótima relação, afinal de contas, sua saúde está em jogo não é mesmo? Caso contrário, questionamentos quanto a veracidade da informação, desconfiança e insegurança podem surgir. Quando isso acontece, o melhor é procurar uma segunda opinião médica.